No Brasil, aproximadamente 300 mil toneladas de lixo são geradas por dia e apenas 1% passa por processos de reciclagem. Um dos maiores empecilhos para a reciclagem de alguns resíduos é a mistura de aditivos com os materiais, que dificilmente é desmanchada. É o que acontece com embalagem longa vida, papel-carbono, fita adesiva, papel metalizado, acetinado ou plastificado, etc.Ao dar novo uso a materiais já utilizados, reduz-se à quantidade de resíduos a tratar, evita-se os gastos de energia e implementação do processo de reciclagem, poupam-se recursos naturais e locais de despejo, agrega-se valor aos resíduos de menor interesse, e pode ser uma importante alternativa de destino para os materiais não recicláveis.

Lucros ambientais e sociais.

Mas nunca esqueça... mais importante que a reutilização é a REDUÇÃO.

www

www

sábado, 12 de novembro de 2011

I e II Oficina MoRAR

Ontem e hoje, foram dias de Oficina MoRAR aqui no ERA.
Amanda, Anna, Evandro , Jéssica, Luiz e Rayssa (dia 11), Corine, Helena e Jaqueline (dia 12) e eu, reutilizamos cerca de 24 Kg de resíduos secos.
Durante a produção, conversamos sobre os tipos de resíduos, formas de descarte, dificuldades da reciclagem, as vantagens da reutilização, como evitar o desperdício, a importancia da redução no consumo...ou seja, valores saudáveis!
Uma pausa para o lanchinho!
Depois de repôr as energias, finalizamos mais dois módulos para a casa da montanha em Pira.
Acredito que esta casa será muito especial por guardar tanta energia boa e terá sempre um espaço para os colaboradores do projeto.
Cada participante ganhou um certificado de participação e uma lixeirinha do ERA, feita de papelão e revestida com filtros de café usados.
Espero que a utilizem para aplicar a técnica e retirar mais e mais resíduos da natureza, melhorar a qualidade de vida de familias carentes ou simplesmente criar um ambiente aconchegante aos mais conscientes.
Obrigada a todos pela presença!
Adorei ter vocês aqui e espero que voltem para aprender outras técnicas, ou simplesmente trocar idéias.

3 comentários:

Jessica disse...

muito interessante a técnica, espero voltar em uma próxima oportunidade para agregar novos conhecimentos. parabéns pela iniciativa!! beijos!

Amanda disse...

Oii!!! Aqui é a Amanda!! Gostei Muito de participar dessa campanha! Espero que tenha mais e eu participe! Vou comentar sobre esse projeto no meu Blog!

http://amloveposts2.blogspot.com

Entra lá!!

Ângela Ritzmann Feijó disse...

Oi Jessica e Amanda... eu é que adorei a presença de vocês! Voltem sempre que quiserem. Logo teremos mais oficinas aqui no ERA.
Beijos