No Brasil, aproximadamente 300 mil toneladas de lixo são geradas por dia e apenas 1% passa por processos de reciclagem. Um dos maiores empecilhos para a reciclagem de alguns resíduos é a mistura de aditivos com os materiais, que dificilmente é desmanchada. É o que acontece com embalagem longa vida, papel-carbono, fita adesiva, papel metalizado, acetinado ou plastificado, etc.Ao dar novo uso a materiais já utilizados, reduz-se à quantidade de resíduos a tratar, evita-se os gastos de energia e implementação do processo de reciclagem, poupam-se recursos naturais e locais de despejo, agrega-se valor aos resíduos de menor interesse, e pode ser uma importante alternativa de destino para os materiais não recicláveis.

Lucros ambientais e sociais.

Mas nunca esqueça... mais importante que a reutilização é a REDUÇÃO.

www

www

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Arquitetura Vernacular

Arquitetura Vernacular é todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída.
O Iglu, a Oca e o Adobe, são alguns exemplos de construções utilizadas por humanos em locais onde o material correspondente é abundante.
Que material é abundante no ambiente urbano? LIXO
No Filme HOME, da postagem anterior, ouvimos a frase: "Estamos usando o essencial para produzir o supérfluo". Pois está na hora de usarmos o supérfluo para recuperar o essencial.
MoRAR - Módulos da Reutilização Artesanal de Resíduos, um novo tipo de arquitetura vernacular, que na sua essencialidade, reflete o momento histórico da humanidade consumista.
E pode melhorar, significativamente, a qualidade de vida de muitas famílias urbanas.
Cada metro quadrado de MoRAR reutiliza cerca de 18 kg de resíduos secos, muitos deles não recicláveis. Uma casa de 20 m² livra o ambiente de 540 kg de materiais e abriga pessoas com conforto térmico e dignidade.
Sempre lembrando que:
MAIS IMPORTANTE QUE RECICLAR É REUTILIZAR
E MAIS IMPORTANTE QUE REUTILIZAR É REDUZIR
Evite o descartável, o modismo, o desperdício, o supérfluo...

Nenhum comentário: