No Brasil, aproximadamente 300 mil toneladas de lixo são geradas por dia e apenas 1% passa por processos de reciclagem. Um dos maiores empecilhos para a reciclagem de alguns resíduos é a mistura de aditivos com os materiais, que dificilmente é desmanchada. É o que acontece com embalagem longa vida, papel-carbono, fita adesiva, papel metalizado, acetinado ou plastificado, etc.Ao dar novo uso a materiais já utilizados, reduz-se à quantidade de resíduos a tratar, evita-se os gastos de energia e implementação do processo de reciclagem, poupam-se recursos naturais e locais de despejo, agrega-se valor aos resíduos de menor interesse, e pode ser uma importante alternativa de destino para os materiais não recicláveis.

Lucros ambientais e sociais.

Mas nunca esqueça... mais importante que a reutilização é a REDUÇÃO.

www

www

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AEL - Arranjo Educativo Local



ARRANJO EDUCATIVO LOCAL (AEL) é uma ação proposta pelo SESI/SENAI que visa, por meio da interação comunidade-indústria, apoiar o desenvolvimento de localidades a partir da valorização dos ativos sociais, ambientais, culturais e econômicos já existentes.
Um Arranjo Educativo local é viabilizado por meio de comunidades de aprendizagem formadas por pessoas e representantes de organizações dos diferentes setores da sociedade. Em sinergia todos os atores definem temas prioritários para sua localidade, que serão abordados em atividades práticas de educação transformadora, orientadas para o desenvolvimento humano e para a sustentabilidade. Desta forma o AEL representa uma proposta inovadora na qual, pela construção de um espaço democrático, criam-se oportunidades de aprendizagem.
Fonte: SESI/SENAI
Através do AEL e diversos parceiros (ainda em formação) está em desenvolvimento o projeto de construção de uma casa sustentável.

Quer participar? Clique no título e entre na REDE!

2 comentários:

Regina Artes disse...

Adorei este blog...adorei o trabalho realizado por vocês....com certeza não deixarei de estar sempre por aqui conferindo tudo....beijos!!!

reginadecoupage.blogspot.com

Ângela Ritzmann Feijó disse...

Obrigada Regina, visitei seu blog e adorei! Tudo muito bem feito, parabéns. Estarei acompanhando tbm seu trabalho.
Beijos