No Brasil, aproximadamente 300 mil toneladas de lixo são geradas por dia e apenas 1% passa por processos de reciclagem. Um dos maiores empecilhos para a reciclagem de alguns resíduos é a mistura de aditivos com os materiais, que dificilmente é desmanchada. É o que acontece com embalagem longa vida, papel-carbono, fita adesiva, papel metalizado, acetinado ou plastificado, etc.Ao dar novo uso a materiais já utilizados, reduz-se à quantidade de resíduos a tratar, evita-se os gastos de energia e implementação do processo de reciclagem, poupam-se recursos naturais e locais de despejo, agrega-se valor aos resíduos de menor interesse, e pode ser uma importante alternativa de destino para os materiais não recicláveis.

Lucros ambientais e sociais.

Mas nunca esqueça... mais importante que a reutilização é a REDUÇÃO.

www

www

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Casas Longa Vida



O Módulo Longa Vida (produto patenteado) é produzido artesanalmente utilizando resíduos como matéria prima. O trabalho artesanal valoriza a mão de obra e pode ser uma forma de inclusão de deficientes e idosos no mercado de trabalho. A reutilização agrega valor aos resíduos, beneficiando diretamente quem o recolhe e pode ser uma importante alternativa de destino aos materiais não recicláveis.
Apesar de ainda não terem sido realizados ensaios físico químicos, as casas já construídas demonstram grande durabilidade, resistência e significativo conforto térmico e acústico. Essas qualidades permitem a melhoria da qualidade de vida dos mais carentes e/ou um simples ambiente aconchegante aos mais conscientes.

10 comentários:

Mi Asanome disse...

oi, goreti! tudo bem com vc?
aqui é a miriam... conheci você numa apresentação que vocês foram fazer no comunidade escola do adriano robine! espero que você se lembre de mim!

estou dando aulas de artes na escola adventista do portão, não sei se você já ouviu falar, mas, este ano, esta escola está com um projeto de "educação mais verde" e lembrei do projeto de vocês!

queria saber se vocês teriam disponibilidade de conversar com os alunos falando sobre a consciência ecológica e sobre aquela casa feita de caixas de leite que você comentou...

estamos organizando uma feira com esse tema, e temos interesse em produzir esta casa com uma turma da oitava série, ou pelo menos parte dela, pra ensinar às crianças como pode ser uma técnica de inovação tecnológica ligada à ecologia, ou algo nesse sentido.

desde já agradeço a atenção e espero por uma resposta sua!

um abraço,

miriam

Mi Asanome disse...

ah, sim! estou mandando a mensagem por aqui pois o e-mail de vocês está desativado!

Anônimo disse...

oi Angela! nos tc pelo orkut, add seus blohgs nos meus favoritos, fica muito feliz peloconteúdo deles!! mas... não consigo te achar novamente lá no orkut!
o meu perfil é esse, http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=8601453687816080475 , me add! será ótimo pra conversarmos!
ah! acabei de criar uma comn de Reciclagem, gostaria de tê-la nos nossos debates, ok!
esse comentário é só pra te achar, nem precisa aceitar!
bjo ;)

LUCIA ZANI disse...

Amei todas as fotos, estou maravilhada com a dimensão da proposta... adrei, a cada dia que passa me orgulho de ser brasileira, um povo que sempre faz acontecer. é isso ai!!! parabéns, e avante!
Lucia Zani

Luiza disse...

Parábens. Os projetos de vocês não
só bonitos e criativos mas o objetivo e a preocupação do vocês e de todos os envolvidos com o meio ambiente, com o nosso planeta.
Que o trabalho de vocês sirva de estimulo para cada vez mais pessoas se concientizarem que cada um pode fazer a sua parte.
Luiza

Ângela Ritzmann Feijó disse...

Obrigada a todos pelo carinho!

Mimirabolante disse...

Continuo divulgando o seu trabalho.....mais uma vez Parabéns !!!!Minhas amigas estão vindo conhecer o seu trabalho.....Sucesso !!!!!!!!

Eunice de Souza disse...

Oi, Angela.Seu projeto é belíssimo.Moro em Marica/Rio de Janeiro mas gostaria de participar das oficinas,é possivel? Eunice

HERMES PERDIGÃO disse...

Incrível os tijolos, idéia fantástica. A redução é grande.
Bom que você passa para as pessoas
e pelo que vi sala cheia e as pessoas colocando a mão na massa.
Parabéns e continue, o Brasil precisa te conhecer.
Um abraço!

Gabriela disse...

Olá,

Gostaria de saber mais sobre o projeto e qual a melhor maneita de executa-lo...

Abraços