No Brasil, aproximadamente 300 mil toneladas de lixo são geradas por dia e apenas 1% passa por processos de reciclagem. Um dos maiores empecilhos para a reciclagem de alguns resíduos é a mistura de aditivos com os materiais, que dificilmente é desmanchada. É o que acontece com embalagem longa vida, papel-carbono, fita adesiva, papel metalizado, acetinado ou plastificado, etc.Ao dar novo uso a materiais já utilizados, reduz-se à quantidade de resíduos a tratar, evita-se os gastos de energia e implementação do processo de reciclagem, poupam-se recursos naturais e locais de despejo, agrega-se valor aos resíduos de menor interesse, e pode ser uma importante alternativa de destino para os materiais não recicláveis.

Lucros ambientais e sociais.

Mas nunca esqueça... mais importante que a reutilização é a REDUÇÃO.

www

www

sábado, 28 de agosto de 2010

ERA - Sesi - Rio Branco do Sul

Alunos e professores do Colégio Sesi em Rio Branco do Sul - PR, iniciaram hoje a construção de um ERA. A intenção deles é doar essa casa para uma creche local e implantar um espaço da leitura para as crianças. Uma excelente ideia!
Gostei da improvisação e sucesso na construção do primeiro módulo. Continuem assim e logo teremos a inauguração.
Entusiasmo = Ação = Resultado = 15 kg de resíduos reutilizados, muitos não recicláveis e 1m²de parede construído.
Parabéns à todos nós.
A Natureza agradece!
A casa de 20m², livrará a natureza de aproximadamente meia tonelada de resíduos secos e o trabalho voluntário de uma rede de pessoas, criará um espaço de cultura para novas gerações.
Quer fazer parte dessa rede? Patrocínio, parceria, doação, mão de obra... participe!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AEL - Arranjo Educativo Local



ARRANJO EDUCATIVO LOCAL (AEL) é uma ação proposta pelo SESI/SENAI que visa, por meio da interação comunidade-indústria, apoiar o desenvolvimento de localidades a partir da valorização dos ativos sociais, ambientais, culturais e econômicos já existentes.
Um Arranjo Educativo local é viabilizado por meio de comunidades de aprendizagem formadas por pessoas e representantes de organizações dos diferentes setores da sociedade. Em sinergia todos os atores definem temas prioritários para sua localidade, que serão abordados em atividades práticas de educação transformadora, orientadas para o desenvolvimento humano e para a sustentabilidade. Desta forma o AEL representa uma proposta inovadora na qual, pela construção de um espaço democrático, criam-se oportunidades de aprendizagem.
Fonte: SESI/SENAI
Através do AEL e diversos parceiros (ainda em formação) está em desenvolvimento o projeto de construção de uma casa sustentável.

Quer participar? Clique no título e entre na REDE!

domingo, 22 de agosto de 2010

Dia Nacional da Construção Social


O Sinduscon-PR, em parceria com o Sesi-PR, realizou neste sábado (21) a quarta edição do Dia Nacional da Construção Social, evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), simultaneamente em outros 22 estados brasileiros.
O programa ERA estava lá, em parceria com a ABR - Amigos Brincando e Reciclando e grupo AEL - Arranjo Educativo Local, apresentando o projeto ERA Sustentável.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

III Congresso Nós Podemos Paraná

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

De 17 a 19 de agosto foi realizado em Curitiba o III Congresso Nós Podemos Paraná.
O programa ERA esteve la apresentando seu jeito de mudar o mundo... Através da Reutilização Artesanal, gerar lucros ambientais e sociais.
Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país, o nosso mundo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aniversário Amigo do Ambiente

Dia 31 foi a festa de aniversário da Sibele. Como Grande Amiga do Ambiente que é, ela tomou algumas atitudes que fazem a diferença.